terça-feira, 16 de junho de 2009

Informática, Educação e suas perspectivas de uso


O mundo vive um acelerado desenvolvimento, em que a tecnologia está presente direta ou indiretamente em atividades bastantes comuns . A escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania ,participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas.

Os meios de comunicação apresentam informação abundante e variada, de modo muito atrativo: os alunos entram em contato com diferentes assuntos_ sobre religião, política, economia, cultura, esportes, sexo, drogas, acontecimentos nacionais e internacionais_, abordados com graus de complexidade variados, expressando ponto de vista, valores e concepções diversos. A incorporação das inovações tecnológicas irá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é, por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.

A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos através de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores.

O mundo vive um acelerado desenvolvimento, em que a tecnologia está presente direta ou indiretamente em atividades bastantes comuns . A escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania ,participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas.

Os meios de comunicação apresentam informação abundante e variada, de modo muito atrativo: os alunos entram em contato com diferentes assuntos_ sobre religião, política, economia, cultura, esportes, sexo, drogas, acontecimentos nacionais e internacionais_, abordados com graus de complexidade variados, expressando ponto de vista, valores e concepções diversos. A incorporação das inovações tecnológicas irá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é, por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.

A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos através de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores.

2 comentários:

  1. Prezada colega,
    Concordo plenamente quando voce cita que a presenca das tecnologias na educacao, melhor dizendo, nas escolas publicas por si so nao resolverao os seus diversos problemas que nao e uma realidade do presente, mas que se alastra historicamente.

    ResponderExcluir
  2. Cara colega.
    Quando vc fala que através dos meios de comunicação os alunos tem acesso aos mais variados assuntos, conhecimentos, informações, cabe a nós enquanto educadores orientá-los na busaca de conhecimentos que venham acrescentar positivamente tanto na sua vida pessoal quanto profissional.

    ResponderExcluir